Prova teórica de CNH é aplicada para surdo com mediação online em SP
Prova teórica de CNH é aplicada para surdo com mediação online em SP
A nova modalidade de prova teórica para candidatos com deficiência auditiva, com mediação online, a distância, foi aplicada por uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela primeira vez nesta quinta-feira, 3. O candidato é de Mogi Guaçu, na região de Campinas.
Pela sede do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) a intérprete orientou o candidato Janio Silva Pereira, de 23 anos, durante o exame, por meio de um software de webconferência. Pereira foi aprovado e segue no processo para obter a permissão para dirigir.
“É gratificante ver a alegria, a satisfação dos candidatos com deficiência auditiva ao fazerem uma prova teórica em condições adequadas às suas necessidades. Nosso intuito é atender a todos os cidadãos com o máximo de excelência”, afirma Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT).
A função do intérprete não é ajudar o candidato a responder as questões, mas mediar a compreensão das perguntas. A nova modalidade é adotada gradativamente nas unidades da autarquia. A meta do órgão é aprimorar o atendimento aos candidatos à CNH com surdez ou deficiência auditiva.
O Detran disponibiliza em seu site um tutorial em Libras para orientar o cidadão durante o processo de primeira habilitação e a forma correta de requerer a prova adaptada com o auxílio de intérprete.
Simulado
A autarquia trabalha na adaptação do simulado da prova teórica eletrônica para candidatos com deficiência auditiva. A escolha da tecnologia é analisada e discutida com a comunidade de surdos e representantes. A nova tecnologia deve estar disponível na versão mobile ainda neste ano.
As medidas fazem parte do Programa de Atenção à Acessibilidade, realizado pelo Detran em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para promoção de ações conjuntas que facilitem o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de trânsito.
Habilitação para pessoas com deficiência
O processo de obtenção da CNH é o mesmo para todos os cidadãos, com realização de aulas e provas teórica e prática, além dos exames médico e psicotécnico. A diferença no caso é que os exames médico e psicotécnico devem ser feitos pro profissionais credenciados pelo Detran e capacitados para este atendimento.
O avaliará se o tipo de deficiência permite a condução de um veículo e em quais condições. O profissional poderá impor uma restrição para a condução, como a exigência do uso de veículo automático ou prótese auditiva, por exemplo. O candidato deve procurar uma autoescola que ofereça a formação levando em conta a sua deficiência, com profissionais habilitados em Libras ou carros adaptados, quando for o caso.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Prova teórica de CNH é aplicada para surdo com mediação online em SP, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.