Mais de 1,8 mil crianças de Pilar do Sul recebem ações educativas do Programa Clube do Bem-te-vi
Mais de 1,8 mil crianças de Pilar do Sul recebem ações educativas do Programa Clube do Bem-te-vi
Por meio da parceria entre Detran.SP e Polícia Militar, o Programa Clube do Bem-te-vi conscientiza crianças a terem um comportamento mais seguro no trânsito. Com atividades lúdico-pedagógicas e recursos audiovisuais 1.825 alunos da rede pública local são beneficiados.
O Clube do Bem-te-vi, programa educativo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em parceria com a Polícia Militar (PM), realiza suas atividades para educação para o trânsito em Pilar do Sul. São 1.825 alunos do ensino fundamental de sete escolas municipais que serão beneficiados com as ações, que se iniciam na próxima segunda-feira, 21 de novembro e vão até 25 de novembro.
Desenvolvido por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da PM, o programa leva às salas de aula palestras e atividades lúdico-pedagógicas ministradas por policiais militares, que utilizam diversos recursos audiovisuais.
“O programa do Clube do Bem-Te-Vi tem como objetivo desenvolver nas crianças, que serão os futuros motoristas, a cidadania e a consciência de um trânsito mais humano”, relata Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.
Material didático – Os alunos de Pilar do Sul vão receber material didático do programa, que em 2015 completou 25 anos de existência. Além de cartilhas educativas de trânsito com as principais orientações abordadas, também serão distribuídos uma carteira de habilitação mirim e um talonário de multas mirim, para que os estudantes possam agir como verdadeiros agentes de trânsito.
O material conta ainda com um vídeo educativo (http://scup.it/7z4t) e um jingle (http://scup.it/84p9) para que as crianças fixem mais facilmente a mensagem sobre a importância da segurança no trânsito.
De forma lúdica, os alunos aprendem noções de segurança no trânsito, como a forma correta de atravessar a rua, o uso do cinto de segurança, os cuidados com brincadeiras nas vias públicas, regras para a condução de bicicleta, entre outras dicas.
“Além de conscientizar os estudantes, o principal objetivo do programa é transformá-los em multiplicadores de uma boa conduta no trânsito, pois o intuito é que o aprendizado das atividades seja repassado para seus familiares e amigos”, explica o capitão da PM Marcondes de Brito Maciel, coordenador do Clube do Bem-te-vi.
CLUBE DO BEM-TE-VI – Criado em 1990, o programa é coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mais de 1,4 milhão de alunos já foram atendidos em 3.986 instituições públicas e particulares de ensino de 277 municípios do Estado de São Paulo.
Fonte: Detran.SP
O artigo: Mais de 1,8 mil crianças de Pilar do Sul recebem ações educativas do Programa Clube do Bem-te-vi, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.