Instrutor: conheça três dinâmicas para você aplicar em sala de aula
Instrutor: conheça três dinâmicas para você aplicar em sala de aula
Crie um ambiente educativo integrador e melhore a fixação de conteúdo dos seus alunos!
Não é raro vermos alunos desanimados para assistir as aulas teóricas nas autoescolas, não é mesmo? Muitas vezes cansados, pensam estar ali por obrigação, não estão preocupados em aprender, mas simplesmente “passar na prova”. Diante de alguns obstáculos, os instrutores têm um importante desafio de ensinar, com o objetivo de formar condutores conscientes e responsáveis para o trânsito. Pensando nisso, separamos três dinâmicas focadas no conteúdo de primeira habilitação para você instrutor utilizar em sala de aula.
Balão de palavras
Esse é um jogo cooperativo que estimula a participação dos alunos e os faz refletir em dois aspectos: o primeiro é a importância de cada um no trânsito e o segundo é como fazer a diferença em situações do dia a dia. Essa dinâmica pode ser utilizada na aula sobre cidadania.
OBJETIVO: Manter os balões no ar o maior tempo possível e depois discutir sobre os assuntos que estão em cada balão.
MATERIAL: Balões coloridos (uma bexiga para cada cinco alunos) e assuntos sobre o trânsito, exemplos:
- Ultrapassagem
- Uso do pisca
- Faixa de pedestres
- Cinto de segurança
- Lei Seca
TEMPO APROXIMADO: 20 minutos
COMO FAZER:
- Antes de começar a brincadeira, explique as regras para o grupo;
- A um sinal, os alunos começam a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar enquanto toca uma música;
- O instrutor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restem alunos suficientes que consigam manter as bexigas no ar;
- Terminar a brincadeira pedindo para que sentem em círculo, cada aluno estoura uma bexiga e discuta o tema com seus colegas.
- Qual a importância de todos participarem da brincadeira?
- O que mudou quando as pessoas foram saindo da brincadeira?
- Por que é importante a participação de todos no trânsito?
- Com cada tema, os alunos podem ser questionados: como fazer a diferença no trânsito com esse tema? Como todos cidadãos poderiam contribuir para um trânsito melhor? Que ações podem ser realizadas diariamente dentro do tema para contribuir com a sociedade?
A caixa
OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, promover aproximação entre os alunos, fomentar a construção do conhecimento coletivo. Essa dinâmica pode ser utilizada na revisão de conteúdo.
MATERIAL: Uma caixa de papelão com questões da prova teórica do Detran da sua região.
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
COMO FAZER:
- Colocar todos as questões dentro da caixa;
- O instrutor fica com um apito;
- A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma questão, que deverá ser lida para todos os colegas.
- Todos são convidados a participar para chegarem na resposta correta.
Caminhada da Confiança
OBJETIVO: Sensibilizar os alunos sobre a importância de ter responsabilidade. Essa dinâmica pode ser utilizada na aula sobre direção defensiva.
MATERIAL: Vendas para todos os alunos.
TEMPO ESTIMADO: 10 minutos
COMO FAZER:
- Dividir a turma em duplas e entregar uma venda para cada dupla;
- Pedir que decidam quem vai ser o primeiro a usar a venda; explicar que o colega que está vendado deverá ser conduzido pelo seu par que poderá dar informações sobre o trajeto: escadas, declive, buraco;
- Depois de alguns minutos, inverter os papéis;
- Ao final, iniciar uma reflexão: Como você se sentiria se seu condutor não agisse com cuidado e responsabilidade? Qual a importância da direção defensiva? Seu par foi negligente, imprudente ou demonstrou imperícia? Por que? Como dirigir defensivamente?
Com atividades simples, mas que tragam ritmo para a sua aula, fica mais fácil ensinar para a vida toda. Além disso, os instrutores podem contar também com um Portal exclusivo, com todo o conteúdo do curso de 1ª habilitação disposto em slides de fácil navegação, organizados dentro do plano de aula. Contém vídeos, fotos, simulados e materiais complementares. Tudo em um só lugar! Saiba mais AQUI.
Fonte: Portal do Trânsito
O artigo: Instrutor: conheça três dinâmicas para você aplicar em sala de aula, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.